Como não jogar uma partida

Esta partida foi jogada em 23 de setembro de 1981 num torneio entre empresas. Joguei com as peças brancas, pela Petrobrás. Não me ocorreu anotar o nome do meu oponente, que jogou pelo antigo Banerj.

A partida não tem muito valor técnico, serve mais para os iniciantes observarem como não se deve jogar. Grande parte da força de um damista decorre de sua capacidade em ocupar o centro do tabuleiro procurando desenvolver seus lances ao longo da grande diagonal. Sempre que possível retarde o movimento das peças em c1 e g1 não esquecendo que tudo depende do desenvolvimento da partida.
Vamos aos lances.

1. g3-f4 f6-g5  2. c3-d4 g5-h4
Por que não 2. … d6-c5?
3. b2-c3 d6-e5  4. d4:f6 g7:g3  5. h2:f4 b6-c5  6. c3-d4 e7-d6
Seria preferível 6. … h8-g7 ou c7-b6 seguido de b6-a5
7. d4:b6 c7:a5?
A tática desse jogador consiste em se encostar na parede. Acho que enfrentei o homem aranha.
8. d2-c3 d8-c7  9. c3-d4 f8-g7  10. d4-c5 d6:b4  11. a3:c5 g7-f6
12. e3-d4

Que desastre, duas peças, em c5 e d4 dominando quatro – a5, a7, b8 e c7. Se a posição f8 estivesse ocupada poderia haver a troca c7-d6 eliminando a ameaça que é a peça branca c5.
12. … c7-b6  13. g1-h2 f6-g5  14. f4-e5
Vejam a situação das peças pretas, sem opção alguma.
14. … a5-b4  15. c5:a3 b6-c5  16. d4:b6 a7:c5  17. a3-b4 c5:a3
Já que gosta dos cantinhos…
18 e5-d6 abandonam.

3 Responses to Como não jogar uma partida

  1. wilson neto disse:

    achei excelente essa forma de mostrar como jogar pelos cantos e ruim, porem o lance fraco não foi 7. c7:a5, e sim em 9…f8-g7.

    muito obrigado pela dicas de atrasar o maximo as pedras c1 e g1.

    wilson neto!

  2. Carlos Araujo disse:

    Prezado Companheiro,

    Confesso minha ignorância quanto à simbologia usado no jogo de damas. Gostaria de esclarecimentos sobre. Desde já agradeço

  3. lulasi disse:

    Carlos Araújo, o que seria a simbologia a que se refere, a notação dos lances? Clique aqui para ver um post que apresenta o tabuleiro do jogo com as linhas (números) e colunas(letras) indicados. O cruzamento de uma linha com uma coluna dá a posição das peças. Assim c3-d4 é o modo de se anotar o movimento da peça que está na coluna C e linha 3 para a posição coluna D linha 4. As capturas são indicadas pelos símbolos vezes ou dois pontos. A interrogação é colocada após um lance fraco e a exclamação indica o lance correto.
    Espero ter esclarecido e agradeço muitíssimo pela comunicação.

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